Tumores e Lesões de Pele
Tumores e Lesões de Pele
A exposição ao sol, bem como outros fatores como a predisposição genética, provocam o surgimento de lesões de diversos tipos na pele, principalmente na face. Muitas delas são de origem benigna, mas podem necessitar de remoção devido a queixas estéticas do paciente, por serem difíceis de diferenciar das malignas apenas com o exame clínico ou por aumentarem progressivamente de tamanho.
Algumas já têm um aspecto altamemente sugestivo de malignidade e têm indicação absoluta de retirada. O acompanhamento dermatológico regular é importantíssimo e quando indicada a ressecção, o paciente é encaminhado ao cirurgião plástico para realizar o procedimento.
Trata-se de uma cirurgia reparadora em que a prioridade é a retirada do tumor e nem sempre o aspecto final corresponde ao mais desejado, mas com uma visão estética treinada e técnica adequada, o cirurgião plástico pode proporcionar o melhor resultado possível.
Após a cirurgia, o material retirado é enviado ao patologista, que dá o diagnóstico definitivo da lesão e a partir disso, caso seja necessário, o paciente será encaminhado a outras especialidades para a continuação do tratamento oncológico.